quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cinquenta anos depois...




…À conversa com…Padre Amândio


O nosso Pároco – Cónego Amândio Tomé – celebra no próximo dia 13 de Julho, cinquenta anos da sua Ordenação Sacerdotal, quisemos saber um pouco do que foi esse percurso, uma vida, meio século!

Voz de Retaxo – Nesse dia 13 de Julho de 1958, quais os sonhos que o jovem de seu nome Amândio transportava no seu coração?

Pe. Amândio – Para qualquer jovem seja sacerdote ou não, ao chegar ao fim do seu curso superior é sempre um momento de alegria e esperança que é vivido!
Ao chegar ao limiar do meu sacerdócio naturalmente abria-se á minha frente a concretização de um sonho que se tornava realidade: Consagrar-me ao Povo de Deus e fazer felizes muitas pessoas desse mesmo Povo. Anunciar Jesus Cristo é sempre tarefa e missão grandiosas.

Voz de Retaxo – Quais os sonhos que viu realizados?

Pe.Amândio – Graças a Deus muitos! Acompanhar as crianças, os jovens e as famílias é sempre algo que não sendo fácil, é extremamente gratificante.

Voz de Retaxo – Ao longo destes cinquenta anos, qual o momento mais feliz que recorda?

Pe.Amândio – É difícil, pois ao longo dos meus cinquenta anos de sacerdócio tive tantos momentos felizes que é difícil escolher o melhor; destacaria no entanto o dia da minha Ordenação Sacerdotal e a Missa nova no dia 20 de Julho de 1958 em Montes da Senhora, onde passei dezasseis anos, senti-me muito bem, e as múltiplas iniciativas pastorais ali formadas e vividas, foram muito belas, sobretudo porque muitas destas iniciativas foram uma surpresa para essa comunidade e muito contribuíram para o seu desenvolvimento humano e cristão.
Depois desses anos vim para Cebolais e Retaxo, sabia de antemão que viria encontrar problemas diferentes e encarei-os como desafio da minha vida sacerdotal; e assim foi, havia um problema de ordem social para resolver, e assim surgiu o Centro Social Paroquial, no que diz respeito á assistência á Terceira idade. Graças a Deus , este foi também um dos momentos que me deu muita alegria em ver concretizado!

Voz de Retaxo – Em cinquenta anos o mundo deu uma volta enorme, é mais fácil ser padre hoje ou há cinquenta anos atrás?

Pe.Amândio – O Mundo deu de facto uma volta enorme nestes cinquenta anos. Direi que não é fácil ser sacerdote neste tempo, nem nunca foi nem será…ser sacerdote é ser sempre sinal de contradição, já que ao sacerdote compete, dada a sua missão profética, ser anunciador de uma mensagem e ser denunciador de situações menos verdadeiras que caracterizam o mundo e a sociedade actuais…

**
As comemorações do Jubileu Sacerdotal do Cónego Amândio Tomé estão agendadas para o próximo dia 12 de Julho, com Eucaristia nas três paróquias (Sarnadas de Ródão, Retaxo e Cebolais de Cima), em Retaxo será ás 16 horas!

Elsa Sequeira

**
Página 4
de Voz de REtaxo
Nº - 147

1 comentário:

José Luis Pires disse...

O Padre Amândio é uma figura da nossa terra. Goste-se ou não do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo de todos estes anos, o marco desse trabalho ficará para sempre
abraço amigo do
Zé Luis