sexta-feira, 5 de setembro de 2008

1ª Página Edição Julho/Agosto 08


24º Festival de Folclore
Pág. 5



Festa Nª Srª de Belém
Pág.5



Cónego Amândio Tomé
Cinquenta Anos ao Serviço do povo de Deus
Pág. 4




- Jovens de Retaxo no Festival Jota…………………. Pág. 3
- Passeio Pedestre…para descobrir………………….. Pág.4
- Profissão Perpétua da Ir.Ana Sofia Antunes …… Pág.7




Editorial

O deleite das férias marcou o compasso dos últimos dias, muitos foram os que deixaram as suas casas e partiram, mas a verdade é que, como sempre, as férias apenas momentaneamente nos farão esquecer as origens – a nossa terra, a nossa casa, os nossos amigos, vizinhos, animais, etc.
Apesar da mutação constante do real quotidiano, há qualquer coisa que nos “algema” às nossas raízes e que nada pode ousar mutilar; a nossa casa, as tradições da nossa terra e outros lugares comuns teimam em nos relembrar, constantemente, que há um legado cultural – as nossas “raízes” - do qual não nos podemos desassociar, pois, a nossa terra é, afinal... o “berço” confortável onde, indelevelmente, foi forjada a nossa personalidade e, como o filho pródigo, teremos sempre mãos amigas, rostos, lembranças, lugares de infância, que nos fazem adiar/recusar o “desterro”, além da linha do horizonte que se vislumbra, em cada pôr-do-sol.
Foi neste clima de verão e seguindo as tradições da nossa terra que se realizou mais uma Festa de Verão em honra de Nossa Senhora de Belém, e o Festival de Folclore que vai já fazendo parte dessa mesma tradição!
Uma menina da terra, a Ana Sofia, deu o seu SIM a Deus e á Congregação das Filhas de S.Paulo, na sua Profissão Perpétua! O Padre Amândio comemorou cinquenta anos de sacerdócio!

Agora é tempo de voltar ao trabalho e á labuta do dia a dia, e para vos receber…aqui está o nosso Voz de Retaxo!
Não tarda e o Outono, “arrastará” as folhas secas por entre pousios, montes e vales dando, assim, também ele, noticias suas e que, afinal.., mais uma vez, quer fazer aqui a “festa” connosco..

Elsa Sequeira

1 comentário:

José Luis Pires disse...

Apesar do tempo ter sido de férias, para alguns, o Voz continua a chegar a casa de todos os seus amigos e leitores
Parabéns para quem dirige e colabora!
José Luis